Odontopediatria

Área da medicina dentária dedicada à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes a odontopediatria, tem como objectivo que os pacientes atinjam a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional e a possam conservar assim durante toda a vida. As crianças possuem características individuais e inerentes à idade que precisam ser conhecidas e respeitadas no momento do tratamento dentário.

É também necessário saber "comunicar" com a criança na linguagem que ela conhece e entende e ter conhecimento de técnicas que facilitam a aceitação da criança ao tratamento para que não haja problemas causados por uma imposição do tratamento com o uso da força que muitas vezes pode causar traumas com consequências para o resto da vida. Dispomos de modernos recursos de entretenimento para ajudar a criança a entender a necessidade de tratamento e aceitá-lo naturalmente e até mesmo colaborar com o mesmo.

Cáries de biberão

Embora muitos pensem que não é possível desenvolverem-se cáries quando a criança é ainda um bebé, é comum aparecerem as chamadas "cáries de biberão", provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a soluções (líquidas ou cremosas) que contêm açucares ou seus derivados nestes incluem-se o leite, as papas e sumos de fruta. Também neste caso o papel dos pais é fundamental para a detecção do problema e procura de tratamentos especializados.

Contudo o médico dentista pode ajudar a divulgar a existência deste problema e prestar informação aos seus pacientes adultos para que estejam alerta para os sintomas associados a esta patologia.

Assim deve ter-se atenção ao hábito da criança andar durante muito tempo com a tetina do biberão na boca pois permite um contacto directo desses agentes sobre as superfícies dentárias e os líquidos açucarados contribuem para a adesão das bactérias uma vez que se depositam à volta dos dentes e ai permanecem durante longos períodos enquanto o bebé dorme.

O clínico deve ainda alertar os pais para a necessidade premente de iniciar a higiene oral logo após a erupção do primeiro dente do bebé devendo esta ser executada pelo menos duas vezes por dia bem como informar que os dentes detemporários ou decíduos habitualmente designados por dentes de “leite” têm tanta importância como o correcto desenvolvimento do bebé como qualquer outro órgão ou sistema. É a estes dentes que cabe a importante função de permitir à criança a correcta mastigação dos alimentos além de serem o estímulo para o correcto crescimento da face e a manutenção do espaço necessário para o nascimento dos dentes definitivos ou permanentes.

Selantes de fissuras

Os selantes de fissuras são aplicados nos dentes das crianças para proteger as superfícies oclusais (mastigatórias).

As fissuras das superfícies oclusais dos dentes posteriores podem reter restos alimentares e detritos, tornando-os susceptíveis à cárie dentária.

Um selante basicamente preenche as fissuras selando o dente de contactos com bactérias e restos de alimentos, tornando a superfície mais fácil de limpar.

Quando vão nascer os dentes do meu filho?

A altura em que surgem os primeiros dentes varia desde os 3 até aos 12 meses. Os primeiros a nascerem são normalmente os centrais inferiores. Mas para saber mais sobre a dentição do seu filho, consulte os guias que apresentamos de seguida:

Dentes de leite

  • 6-9 meses: os incisivos dentais começam a romper.
  • 9-16 meses: os incisivos já estão presentes.
  • 12-18 meses: surgem os primeiros molares.
  • 16-23 meses: caninos.
  • 23-33 meses: segundos molares.


Dentes definitivos

  • 6-10 anos: os incisivos centrais são substituídos, os molares inferiores surgem atrás dos molares primários.
  • 9-13 anos: os caninos são substituídos.
  • 9-12 anos: os pré-molares definitivos substituem os molares primários.
  • 11-13 anos: surgem os segundos molares.
  • + 17 anos: nascem os dentes do siso.