Implantologia
A implantologia repõe dentes perdidos através de implantes em titânio e coroas estéticas em porcelana.
Os implantes não são mais do que raízes artificiais de dentes de forma a proporcionar uma base fixa sólida sobre a qual as coroas ou próteses serão fixadas.
As fases de tratamento são:
- Fase cirúrgica para a colocação de implantes
- Fase protética para a confecção e colocação da prótese
- Fase manutenção para vigilância periódica dos implantes
Em algumas situações a fase cirúrgica e a protética podem ser feitas na mesma altura e no mesmo dia. Após algum tempo, o osso da pessoa une-se ao implante, formando uma estrutura única, dizendo-se por isso que o implante foi osteointegrado. Teoricamente, um implante dura para sempre, desde que tenha havido um planeamento adequado; o paciente tenha boa qualidade e quantidades ósseas, tenha boa capacidade de cicatrização e regeneração; e o mais importante que o paciente tenha excelente higiene oral.
Vantagens
A colocação de implantes dentários tem inúmeras vantagens, das quais podemos destacar algumas:
- As próteses são totalmente fixas e de dimensões reduzidas
- Melhoria da estética e conforto na mastigação
- Rejuvenescimento da face
- Impedir a reabsorção do osso no local onde se perderam os dentes
Os implantes são uns substitutos para os dentes oferecendo uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, assemelham-se, sentem-se e funcionam como dentes reais. Alimentos outrora proibidos podem voltar ao dia a dia. Os implantes mantém a estrutura facial. Existem há cerca de 25 anos. Nos últimos 12 as taxas de sucesso têm vindo a subir consideravelmente.Com assistência pessoal e cuidados pessoais, a taxa de sucesso pode ser de cerca de 90%. Os pacientes que podem colocar implantes vão desde a adolescência a adultos de 80 anos uma vez que saúde geral e osso em bom estado são os factores a avaliar aos candidatos a implantes.
Materiais
A escolha dos materiais é de estrema importância e a nossa equipa trabalha com os melhores dando garantia de todos os nossos implantes. Actualmente os implantes de titânio são a melhor opção para a reposição de dentes. A boca é um sistema integrado onde cada parte tem sua função. Se perdermos um dente, ocorre a desarmonia o que compromete a função mastigatória e ameaça os outros dentes. Próteses convencionais foram e ainda são soluções adequadas para vários casos.
Porém se compararmos os seus resultados com os obtidos pelas próteses sobre implantes encontramos muitas vantagens, nesta técnica, nomeadamente:
- Mastigação
- Fala
- Lavagem
- Sorriso
- Não há lugar a cáries
- Recuperação da estética
- Higiene oral também é facilitada
Próteses sobre implantes
Milhares de pessoas têm falta da maioria ou mesmo de todos os dentes. Para estas pessoas, uma solução de substituição de prótese que elimine a necessidade de materiais adesivos de prótese pode significar um novo nível de conforto e facilidade na sua vida.
As alternativas de substituição de prótese utilizam implantes dentários para suporta-las.
Curiosidades
Há quarenta anos, o Professor Per-Ingvar Branemark descobriu que o metal titânio era biocompativel e integrava-se bem com o osso. De facto, com o tempo o titânio funde-se com o osso, chamou a este processo osteointegração.
Hoje em dia o titânio é o metal utilizado com mais frequência nas aplicações dentárias e médicas.