Prostodontia (próteses)
A prótese dentária removível visa a substituição de dentes perdidos. São facilmente removíveis e inseridas por si, sem intervenção do Médico Dentista. Apoiam-se directamente na gengiva ou nos dentes. As próteses esqueléticas são suportadas pelos dentes através de ganchos, enquanto as próteses acrílicas, parciais ou totais, são suportadas pela mucosa mediante uma ampla área de contacto.
A perda de dentes afecta a mastigação e o seu sorriso. A perda de um ou mais dentes altera o equilíbrio dos restantes, observando-se de imediato alterações na posição dos dentes adjacentes e nos dentes oponentes. Com o decorrer do tempo estas alterações acentuam-se, chegam a provocar situações de dor na articulação e dificuldade em abrir a boca. Para eliminar estes problemas, recorre-se às próteses dentárias removíveis ou próteses dentárias fixas.
Próteses Acrílicas e Esqueléticas
Após cuidada observação, o Médico Dentista constrói um modelo da sua boca.
Em apenas 2 ou 3 consultas adicionais para provas, a sua prótese dentária fica terminada.
Na M Caio, estão igualmente disponíveis outras formas de substituição dos dentes perdidos, quer através de prótese sobre implantes ou pela colocação de próteses fixas convencionais.
Próteses Dentárias Fixas
Perder dentes reflecte-se, não só na função mastigatória, como também na estética dos dentes.
Com o tempo e com as alterações da posição dos dentes, podem surgir problemas graves na articulação.
A prótese dentária fixa convencional visa a reabilitação de dentes perdidos através de pontes ou a reabilitação da coroa de um dente que apresente uma extensa destruição ou problemas estéticos fora do alcance da dentisteria.
Como funcionam as próteses dentárias fixas
Numa situação de perda de um dente é colocada uma ponte suportada pelos dentes adjacentes.
Estes desgastam-se ligeiramente de forma a servirem de pilares a uma estrutura de três dentes unidos entre si.
A sua estrutura interna é metálica, para lhe conferir rigidez estrutural, sendo totalmente revestida por cerâmica com a anatomia e a cor iguais à dos seus dentes naturais.
As coroas (vulgarmente conhecidas como pivots) são uma óptima solução de Prótese Dentária fixa indicadas para dentes com destruição extensa, para dentes desvitalizados com pouca estrutura dentária ou para melhorar a estética de dentes muitas vezes restaurados no passado.